No mês de novembro a EMEB Armando dias vem realizando ações em alusão ao novembro negro e ao dia da consciência negra como forma de incluir no currículo escolar a história, cultura e identidade preta conforme orientam as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Iniciando
as ações do mês de novembro o Professor de Capoeira Fabio Penteado, que é
professor da turma do 1° ano “F”, nos convidou para participar de uma aula
sobre capoeira e musicalidade. Também participaram desta ação as turmas do 4º
ano “C” e “D.
O
professor Fabio apresentou os principais instrumentos utilizados nas rodas de
capoeira, o berimbau, o pandeiro, o caxixi e o agogô e também cantaram algumas
músicas. As crianças puderam tocar os instrumentos e ao final aprenderam alguns
movimentos de capoeira.
Muito obrigado Prof... Flavio e a Emeb Armando Dias pela oportunidade de mostrar um pouco mais da nossa cultura da capoeira, juntamente com as cedo 1⁰ ano F e 4⁰ anos... Gratidão
ResponderExcluirGratidão! eu que agradece Professor Fabio, a aula contigo foi maravilhosa, as crianças aprenderam muito, despertou o interesse delas em conhecer sobre a capoeira, a musicalidade e cultura afro-brasileira e africana. Parabéns pelo excelente trabalho que realiza dentro e fora da escola.
ExcluirDiversidade cultural, é isso ai. Parabéns prof. Flávio
ResponderExcluirSim, foi um aprendizado não só para as crianças, mas eu enquanto educador antirracista refleti muito sobre a implementação de ações como esta.
ExcluirQue momento maravilhoso compartilhado com as crianças, parabéns!
ResponderExcluirFoi um momento riquíssimo, as crianças cantaram, jogaram capoeira, tocaram os instrumentos e tenho a certeza que levarão esses conhecimentos para a vida.
ExcluirParabéns pelo trabalho maravilhoso!
ResponderExcluirObrigado! Sempre existem formas de inovar as aulas e trazer o professor de capoeira é uma maneira de contextualizar os estudos culturais voltados para a implementação da Lei 10.639/03 de forma prática e dinâmica.
Excluir